Quantas vezes isto já passou pela sua cabeça?
Uma das mais fortes tentações que um líder tem em sua jornada é a vontade de desistir. Eu acredito que todos os líderes se não passaram por isto ainda irão passar. Podem até não declarar publicamente, mas no seu interior. Como podemos lidar com esta possibilidade quando ela aparecer ser a saída mais honrosa para um tempo de lutas? Como lidar de forma sábia com vontade de desistir? Aqui temos algumas dicas:
Faça uma autoanálise, veja se esta situação não está ligada ao seu estado físico ou mental. Talvez você esteja precisando de um descanso, férias, mudança de rotina ou de ritmo ou ainda somente um melhor replanejamento de área e uma melhor administração do seu tempo. Lembre-se: você é um ser humano, não uma máquina motorizada, pois elas também têm limites.
Faça um exame no seu coração, veja se esta vontade de desistir não está ligada a fatos, ações e reações repetitivas, ligadas a problemas do passado, mas que em seu interior ainda não foram resolvidos e assentados em sua alma. Sempre é tempo de buscar a restauração.
Procure o apoio de pessoas positivas, sinceras e maduras que sejam capazes de ajudar você a avaliar a situação de forma segura, ampla e sem falsidade. Não tente levar a carga sozinho (a), procure ajuda, não se fixe somente na ideia de desistir, estudando as opções existentes e as possíveis atitudes a serem tomadas. (duas cabeças pensam melhores que uma).
Como líder, você estará sempre exposto a situações de pressão intensa, e a vontade de desistir muitas vezes aparecerá como a melhor saída, mas se há um momento em que devemos ser muito criteriosos ao tomar decisões é exatamente quando estamos sobre forte pressão.
Muitas vezes a vitória, a grande virada está apenas a um passo antes da sua desistência. Talvez você já esteja em vias de alcançar a vitória sonhada e aí você para e desiste. Não faça isso! Desista apenas quando você tiver todas as certezas possíveis e, ainda sim, pare e pergunte: é isso mesmo que desejo para minha vida hoje? Se a vontade for que você pare, não será uma desistência, mas sim uma mudança estratégica de vida.
Antes de encerrar, vale lembrar que existem momentos em que nós precisamos de fato nos retirar, mas não desistir. Às vezes o nosso tempo em determinado contexto já se findou de verdade, aí temos de ter o discernimento para sairmos, pois este tipo de saída não é desistência, mas sim uma ação inteligente, tomada por alguém que foi capaz de perceber que “há tempo para um novo propósito em sua vida”.
Procure um profissional para lhe ajudar a descobrir as melhores soluções do momento e se empoderar para novas tomadas de atitudes.
Conheça o trabalho de um COACH, ele pode te ajudar a alcançar e até SUPERAR sua maior META ou SONHO.
Entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho.
Um grande abraço,
Kátia Paiva Master Coaching, Consultora Comportamental & Trainner